Casal 1

Olá sou um criador de pequena escala e vou falar a respeito de casais de periquitos australianos que possuo.



Criando seu Plantel

Essa é sem dúvida, a parte mais prazerosa do hobby não só pra quem está começando, mas também para os mais experientes. Esse subtítulo por si só já dá um belo artigo, tamanho seu potencial, mas vamos em frente... Definido o criadouro ou criadouros, só resta escolher os pássaros, comprá-los e botá-los para criar, certo? Mais ou menos, vamos fazer algumas considerações:
1) Comece comprando pássaros jovens e saudáveis, de preferência com anilha do ano corrente, ano anterior ou no máximo do penúltimo ano.
2) Não comece com menos de 5, 10 casais - Os periquitos vivem em colônia na natureza, de forma que quanto mais periquitos tiver, mais à vontade eles vão se sentir, e mais estimulados para criar também.
3) Não recomendo (e acredito que todos grandes criadores também), que o iniciante comece com pássaros de ponta e caros. Isso porque existe uma grande tendência de que quanto melhor o periquito, pior eles vão criar, isso não é uma regra, apenas um tendência.
4) Em matéria de cor, aconselho ao iniciante os Normais (Verde Claro, Verde Escuro, Verde Cinza, Celeste, Cobalto, Cinza), já os (Verde Oliva, Malva, Violeta), são cores mais difíceis de encontrar, além desses: Opalinos, Asa Canela, Opalino Canela, Adas, Cintilantes e Face Amarela, também são recomendados aos iniciantes. Os demais, (Albino/Lutino, Asa Cinza, Asa Clara, Amarelo/Esbranquiçado, Arlequim Recessivo/Dominante, Fúlvos, clearbodys e outros), são cores indicadas para criadores num estágio mais avançado do hobby. 
5) Tenha em mente que se deseja montar 5 casais, é uma boa idéia adquirir alguns pássaros a mais, visto que nem sempre todos pássaros estarão prontos pra criar.
6) Sempre deixe mais ninhos do que o numero de fêmeas pois elas podem disputar pelo ninho tendo brigas.